Processos De Um Sig

Um SIG executa cinco processos básicos, conforme se segue:

  • Entrada de dados- antes que os dados possam ser utilizados por um SIG, os mesmos devem ser convertidos para um formato digital adequado.
  • Manipulação- muitas vezes, os dados exigidos por um determinado SIG necessitam ser manipulados para que se tornem compatíveis com o sistema em uso.
  • Gerenciamento de dados: no caso de pequenos projetos pode ser suficiente o armazenamento de dados simplesmente como um conjunto de arquivos. No entanto, quando o volume de dados, o número de usuários e a complexidade aumentam, torna-se indispensável o uso de um Sistema Gerenciador de Bancos de Dados.
  • Query e análise- tão longo tenha-se um SIG funcionando pode se obter do mesmo respostas a questões simples, como: Quem é o dono de determinado terreno? Qual a distância entre dois dados pontos? Onde se localiza o distrito industrial?- cada uma dessas questões diretas é chamada query. Podem também serem feitas questões analíticas que exigem cruzamento e análise de dados para serem respondidos, tais como:”Exibir todas as áreas adequadas à construção de conjuntos residenciais”; ”Quais lotes estão até a 50 metros dessa adutora?”;etc.
p.jpg
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License